Ortodontia
Sorrir bem é a última consequência. Porque se a gente respira bem, mastiga bem, e fala bem; o sorriso vem muito mais fácil! E a Ortodontia trata justamente disso: muito mais que deixar os dentes alinhados, é recuperar e ajustar a engrenagem perfeita formada por nossos dentes. Sorrir será um lindo e espontâneo reflexo do funcionamento perfeito de um sistema, com os dentes alinhados e harmonizados na boca.
ORTODONTIA VELOZ: AUTOLIGÁVEL
Aparelho ortodôntico autoligado (Self Ligating) é a denominação mais comum de aparelhos compostos por brackets que não necessitam de ligaduras elásticas ou metálicas para que o fio, ou arco ortodôntico, fique preso no interior dos slots. As peças possuem um dispositivo próprio, geralmente semi-automático, para prender o arco em seu interior.
O atrito entre o fio e o bracket é bem menor nos aparelhos autoligáveis, permitindo a aplicação de forças super leves, o que é ideal para uma excelente movimentação ortodôntica (tratamentos mais rápidos), além de trazer mais conforto ao paciente. O mecanismo também diminui o número de consultas necessárias, uma vez que devemos deixar o aparelho “trabalhar” de forma mais contínua. As consultas também são mais rápidas, devido à facilidade em se trocar os fios.
São aparelhos mais sofisticados, que proporcionam mais benefícios:
Tempo de tratamento mais curto
Duração mais curta das consultas
Fácil higienização
Prevenção contra cáries e doenças gengivais: ligaduras elásticas acumulam mais placa bacteriana
ORTODONTIA CONVENCIONAL
De maneira geral, o tratamento ortodôntico é realizado aplicando-se forças controladas nos dentes, com o auxílio de uma série de componentes, que conjuntamente chamamos de “aparelho ortodôntico”. Um aparelho ortodôntico é constituído basicamente de bráquetes (bracket, em inglês), arcos, bandas dentais e tubos, além de ligaduras (metálicas ou elásticas). Quando esses componentes trabalham juntos, as forças liberadas movimentam os dentes para suas posições corretas.
Uma vez diagnosticado os problemas, o Especialista em Ortodontia escolherá o método de tratamento, o tipo de aparelho e técnica a ser utilizada. Será proposto um plano de tratamento, onde constará as características desse tratamento, os benefícios, possíveis efeitos colaterais, tempo aproximado, e todas as informações pertinentes ao tratamento ortodôntico.
Após a instalação do aparelho ortodôntico, são agendadas consultas mensais para que o Ortodontista controle as movimentações, até que os objetivos traçados no plano de tratamento sejam atingidos.
Os aparelhos ortodônticos evoluíram muito ao logo dos anos, principalmente no design e materiais utilizados. Existem aparelhos cerâmicos e de safira, que são eficientes e altamente estéticos. Ideais para quem não quer comprometer o sorriso com peças metálicas.
ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES
Milhares de crianças que sofrem com o desenvolvimento incorreto dos dentes e arcadas são ajudadas com as técnicas e formas de tratamento da Ortopedia Funcional dos Maxilares(OFM).
Com tratamentos focados na prevenção, no treinamento não-invasivo da musculatura oral e na eliminação dos maus hábitos orais,a OFM é especialmente indicada na dentição de leite e mista, ou seja, antes que seja indicado o tratamento ortodôntico convencional.
Ao corrigir maus hábitos orais – como respiração pela boca e posicionamento incorreto da língua – e hábitos deletérios, tais como uso de chupetas e sucção do dedo, estaremos contribuindo para o correto desenvolvimento facial da criança. E, muitas vezes, evitando necessidade de tratamentos mais complexos e invasivos no futuro.
Por isso, é de fundamental importância o diagnóstico precoce. Ou seja, a identificação de problemas em potencial, o mais cedo possível.
DISFUNÇÃO TEMPORO MANDIBULAR
Uma “máquina” altamente eficiente, formada por ossos, músculos, e dentes, equilibrados em um par de articulações, com funções acumuladas de mastigação, fala, e respiração. Esse sistema tem que estar altamente equilibrado, para que todas as funções sejam eficientemente executadas.A Articulação Têmporo Mandibular (ATM) é a articulação responsável por esse equilíbrio e, consequentemente, pelos movimentos mandibulares.
Muitas pessoas apresentam distúrbios nesta articulação, e sofrem com dores de cabeça, zumbidos no ouvido, dores, “cliques” e estalidos na região.
Para cuidar dos problemas na articulação, nós oferecemos diversos tratamentos, conforme o caso de cada paciente:
- Placa miorrelaxante (indicado para a maioria dos pacientes);
- Laserterapia (aplicação de lasers de baixa potência);
- Fisioterapia;
- Correção da posição dos dentes (Tratamento ortodôntico);
- Aplicação de Botox (Toxina Botulínica) para relaxamento muscular;
- Uso de medicamentos via oral.